ESPETÁCULOS
Neruda-Jara 50 anos
O Grupo Palimpsesto, em decorrência dos 50 anos de morte de Victor Jara e Pablo Neruda, convida o público a lembrar-se da genialidade criativa dos dois artistas, tão importantes para a américa latina.
O espetáculo conta com repertório diversificado e contempla as poesias musicadas de Neruda, bem como as fases musicais de Victor Jara com clássicas composições populares e folclóricas. O Grupo Palimpsesto também faz questão de saudar em seu espetáculo à Violeta Parra, pioneira nas pesquisas folclóricas e que tanto influenciou Victor Jara
Misa Criolla & Navidad Nuestra
Duas obras que integram o disco do autor Ariel Ramirez. A primeira criada em 1964 é uma verdadeira obra prima da arte musical religiosa.
Desenvolvendo-se sobre partes tradicionais de uma missa (Kirie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei) e escrita para ser interpretada por tenor solista, coro e instrumentos típicos andinos como charango, zampoña, quena e bombo leguero.
A segunda está no lado B do disco. TRata-se de uma obra Natalina que segue o mesmo estilo composicional de Misa Criolla.
Cantata Santa Maria de Iquique
A Cantata Popular é estruturada em 18 partes: cinco relatos declamados sem música, um prelúdio, três interlúdios sem letra, dois pregões e sete canções, com diversos ritmos e níveis de instrumentalização
O épico narra o massacre na Escuela Domingo Santa María de Iquique, em 1907. Situada no litoral Norte do Chile, a oeste do deserto de Atacama, na Região de Tarapacá.
Em 2008 a Revista Rolling Stone considerou a gravação da Cantata de Santa Maria de Iquique o quarto melhor disco chileno de todos os tempos.
Latinidades
O show é uma viagem pela música andina e popular latino-americana, mostrando ao público brasileiro as tendências musicais de diversos países sul-americanos, apresentando os instrumentos típicos de cada país, tais como charango boliviano, flautas da Bolívia e do Perú, cuatro venezuelano, tiple colombiano, bombo leguero argentino e outros. À medida em que apresenta os instrumentos, o grupo conta a história e a procedência de cada um deles, como são utilizados em cada ritmo apresentado.
Dos Andes aos Alpes
O espetáculo mescla os ritmos latinoamericanos como Chacarera, Zamba argentina, Baguala, Rin, Landó, Tinku, Carnavalito, Bossa Nova, Tumbao, entre outros, com musicas populares argentinas, chilenas, francesas, italianas, inglesas até árias de óperas, passando por musicais e temas de filmes. Os instrumentos utilizados são os andinos tais como Charango (Bolívia), Quena (Perú), Zampoña (Perú), Cuatro (Venezuela), Tiple (Colombia), Bombo leguero (Argentina) incorporados aos tradicionais Violão, Piano, Baixo, Flauta transversal e clarinete
Homenagem a Violeta Parra
Conhecida mundialmente por canções como “Gracias a la vida” e “Volver a los Diecisiete”, Violeta Parra possui mais de 200 composições, a grande maioria desconhecida do público brasileiro. Dedicou sua vida à divulgação do folclore latino-americano. Sua batalha não foi em vão, pois sua luta inspirou a criação do movimento “Nueva Canción Chilena” por seus filhos Isabel e Angel Parra além de outros cantores folclóricos. Todo seu trabalho de rebuscamento no intuito de reavivar verdadeiras obras de arte folclóricas, motivou e influenciou diversas gerações subseqüentes até os dias de hoje. Portanto essa é uma homenagem do Grupo Palimpsesto à memória dessa importantíssima compositora chilena, interpretando suas obras , com arranjos próprios, oferecendo ao público, versões diferentes de conhecidos temas.